SOLUTIO

BPO Fiscal para

negócios em um cenário

de Reforma Tributária

Conformidade e eficiência

para sua operação

Fale com um especialista

Fale com um de nossos especialistas

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam

Ao preencher o formulário declaro que concordo em receber comunicações da SOLUTIO.


A SOLUTIO está comprometida a proteger e respeitar sua privacidade, seus dados são usados apenas para fins de marketing.

A Reforma Tributária no Brasil representa uma mudança significativa, substituindo os tributos atuais pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o Imposto Seletivo (IS).

Com uma implementação gradual até 2033, esta mudança visa eliminar a cumulatividade e a cobrança em cascata, além de alterar a arrecadação para o destino, promovendo maior equidade fiscal entre os estados e municípios.


O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) junto com a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), constituem o IVA DUAL que visa tributar sobre o valor agregado na cadeia, ou seja, em cada etapa de um serviço ou produção de um bem, evitando que, assim como no ICMS, haja a prática de embutir o imposto por dentro, indiretamente, em outros impostos para compor a base, afetando o preço e impactando diretamente o consumidor final.


Essas mudanças trazem uma complexidade adicional à gestão fiscal dos negócios, desde a formação do seu preço até a revisão do mapa de consumo.


Será que a sua empresa está preparada para esse novo cenário?

Oportunidades da Reforma Tributária:

Estratégia econômica e inteligência tributária

  1. Avaliação dos impactos fiscais com uso eficiente de dados e tecnologia.
  2. Avaliação das estruturas baseadas em benefícios fiscais, para tomada de
  3. decisão da forma e momento ideal de transição do cenário atual para o da Reforma Tributária

Estratégia organizacional

  1. Aspectos específicos do segmento.
  2. Viabilidade do business case a partir da RT.
  3. Governança requerida para o período de transição

Resiliência e fatores de risco

  1. RT como um novo fator no espectro de riscos e vantagens corporativas.
  2. Estratégias de precificação vs. impactos de demanda.
  3. Repercussão em contratos e acordos em geral

Estrutura operacional e societária

  1. Consolidação / criação de empresas, planejamento de real estate, recursos humanos e outros.
  2. Revisão de logística e distribuição.
  3. Impactos da RT nos fornecedores / suprimentos

Indicadores e comunicação

  1. Mapeamento dos efeitos em EBITDA e respectiva comunicação.
  2. Repercussão junto a stakeholders em geral

Desafios fiscais com a

Reforma Tributária

O atual sistema tributário é complexo, dificulta o crescimento das empresas e, atém mesmo, do mercado nacional, com altos custos de investimento tecnológico, operacional e planejamento tributário.


Com a reforma, o sistema tributário será simplificado, mas os negócios serão impactados e terão sobrecarga de atividades durante o período de transição.


Ou seja, neste momento, as empresas terão que se preparar com a devida adequação de processos e operações, convivência com tributos atuais e também com os novos em suas negociações.


Por fim, as empresas precisam garantir conformidade e competitividade ao final deste período, em 2033.

Desafios fiscais com a nova Reforma Tributária

Paralelismo das Regulamentações fiscais:

as empresas precisarão se ajustar ao paralelismo de regulamentações fiscais. Na prática, teremos algumas das atuais ainda em vigor, outras serão extintas e novas regulamentações serão implantadas demandando ajustes sistêmicos, capacitação técnica do time de tax e adaptação do negócio em níveis federal, estadual e municipal. Isso exige uma compreensão aprofundada para garantir a conformidade total.

Custos de implementação:

os negócios enfrentarão a necessidade de investir significativamente em sistemas e processos atualizados para se adaptar a novas exigências tributárias, extinção de regimes, beneficiamentos e atendimento ao split payment, dentre outros, aumentando os custos operacionais.

Planejamento tributário:

a reforma tributária exigirá que as empresas reestruturem suas estratégias de planejamento tributário para maximizar benefícios e minimizar os passivos oriundos da extinção dos benefícios atuais e os resultantes das novas regulamentações.

Transparência e compliance:

manter a transparência e conformidade no equilíbrio entre as regras atuais e as novas regras fiscais será fundamental para evitar penalidades e fortalecer a confiança entre os stakeholders.

Análise de

impacto:

as empresas precisarão analisar os seus cenários, com especial atenção ao detalhamento da carga tributária individual e a consolidação dos tributos atuais para conduzir avaliações contínuas dos impactos financeiros e operacionais da reforma e ajustar suas estratégias conforme necessário.

Exceções

identificar as particularidades e exceções do negócio, análise das transações atuais internas e interestaduais, revisão das operações, reavaliando as estruturas operacionais conforme mapa de consumo, reflexos operacionais e tributários por UF, benefícios fiscais e regimes especiais, observando o impacto do recolhimento do tributo no destino.

Conformidade e eficiência

com BPO Fiscal

Conformidade e eficiência com BPO Fiscal

Para empresas que buscam manter suas operações em compliance com o fisco e atender às demandas do novo cenário da Reforma Tributária, lançamos a unidade de negócios especializada em BPO Fiscal.



Essa unidade conta com tecnologia, automação, equipes especializadas e um modelo robusto de operação. Seu objetivo é oferecer um portfólio completo para a terceirização de obrigações fiscais e contábeis que atendem às demandas da reforma em todas as esferas governamentais.

Principais desafios

fiscais enfrentados:

ERP com versão defasada ou solução fiscal desatualizada

Falta de qualidade nos dados de origem

Várias fontes

de dados

Dificuldade na integração dos dados fiscais, contábeis, inventário ou estoque

Alto volume de dados a serem integrados à solução fiscal

Falta de orçamento para aumento de equipes

Atendimento à notificação ou retificação de legados, que demandam urgência

Dificuldade na geração das obrigações acessórias

Forma de captação

de dados da SOLUTIO:

Conectores

SOLUTIO

Layouts pré-definidos pela SOLUTIO (csv)

Captura de XMLs oficiais via Plataforma SOLUTIO (NF-e, CT-e e NFS-e)

Utilização da ferramenta proprietária SOLUTIO para criação de regras de transformação

Outros (planilha Excel, arquivo .txt, banco de dados, etc.)

Apurações de

impostos e memórias

de cálculo

Nossa visão do processo fiscal

que garante total compliance:

engrenagens

Tenha os melhores benefícios do BPO Fiscal, com redução de custos operacionais graças à terceirização da gestão fiscal, melhoria da qualidade em serviços e processos, e conte com a expertise da SOLUTIO para que você possa focar em seu core business.

Fale com um especialista

SOLUTIO - soluções

fiscais para o mercado SAP

Primeira taxtech do Brasil com soluções fiscais 100% dentro do SAP, a SOLUTIO proporciona maior ROI, otimizando a utilização de recursos de hardware e software, bem como de capital humano.


Por meio de inovação, guiamos clientes como a Pivot, Coopercitrus, Granol, Brasil-agro, Brejeiro e outros na jornada de transformação digital, apresentando controles inteligentes e promovendo uma melhoria contínua na experiência do consumidor.


Com uma equipe altamente qualificada e mais de 5.000 CNPJs atendidos, nossas soluções proprietárias garantem que o sistema fiscal da sua empresa permaneça inteiramente dentro do ambiente SAP.

Empresas que confiam

 no nosso trabalho

aes Brasil
Tenda
SEW Eurodrive
knauf
serap
Bacardi
Pivot
Cliptech
SOLUTIO